Sua melhor chave para uma dieta saudável: variedade

Sua melhor chave para uma dieta saudável: variedade

Foi dito que a variedade é o tempero da vida, e isso certamente é verdade quando se tenta comer uma dieta saudável. Ninguém gosta de comer a mesma coisa dia após dia, e o tédio é inimigo de uma dieta saudável.

Felizmente, para aqueles que tentam seguir uma dieta saudável, há muita variedade em alimentos saudáveis. Além das centenas de variedades de frutas e legumes disponíveis no mercado médio, existe uma grande variedade de feijões, lentilhas, nozes, carne, laticínios, peixes e aves. Não há necessidade de tédio quando se busca um estilo de vida mais saudável. ‘

A chave para desfrutar de uma variedade de alimentos enquanto se come saudável é planejar cuidadosamente as refeições e não se esqueça de usar as muitas variedades de alimentos disponíveis. Usando uma combinação de frutas frescas, vegetais, carnes e grãos integrais, é possível criar uma refeição fresca, emocionante e saudável todos os dias da semana.

Os nutricionistas costumam enfatizar a importância de uma dieta variada, tanto por razões nutricionais quanto psicológicas. Uma dieta variada é essencial para a boa saúde, pois diferentes tipos de alimentos contêm diferentes tipos de nutrientes. E seguir uma dieta variada também é importante para o seu bem-estar psicológico, pois sentir-se privado de seus alimentos favoritos pode levar você a abandonar seu estilo de vida saudável.

É muito melhor continuar comendo os alimentos que você gosta, mas com moderação. Em vez de desistir desse bacon suculento, por exemplo, faça-o como um deleite ocasional, talvez combinando-o com uma omelete de clara de ovo em vez de um prato cheio de ovos mexidos. Como em tudo na vida, uma boa nutrição é uma troca.

Variedade de Alimentos

É importante que todos comam alimentos dos cinco principais grupos de alimentos todos os dias. Os cinco grupos de alimentos identificados pelo OMS (Organização Mundial da Saúde) incluem grãos, vegetais, frutas, leite e laticínios e carne e feijão. Cada um desses grupos de alimentos contém nutrientes específicos; portanto, é importante ingerir uma combinação desses alimentos para garantir níveis adequados de nutrição.

É claro que simplesmente escolher alimentos dos cinco grupos de alimentos não é suficiente. Afinal, uma refeição dos cinco grupos de alimentos pode incluir bolo, inhame cristalizado, abacate, sorvete e bacon. Embora todos os cinco grupos de alimentos estejam representados, ninguém tentaria argumentar que este é um cardápio saudável para o dia. Escolher os melhores alimentos de cada grupo e ingerir alimentos menos saudáveis ​​com moderação é a melhor maneira de garantir uma dieta saudável e variada.

Por exemplo, escolher carnes saudáveis ​​e magras é uma ótima maneira de obter a proteína necessária sem consumir gordura e calorias desnecessárias. E remover gordura e pele do frango é uma ótima maneira de eliminar gordura e calorias extras.

Ao escolher pães e cereais, geralmente é melhor escolher aqueles que carregam a designação de grãos inteiros. Grãos integrais, aqueles que não foram excessivamente refinados, contêm maiores qualidades nutricionais e menos açúcares.

Além disso, muitos grãos e cereais são enriquecidos com vitaminas e minerais adicionais. Embora essa fortificação vitamínica seja importante, ela deve ser vista como um bônus, não como um substituto para uma dieta adequada. Muitos alimentos são suplementados com nutrientes importantes, como cálcio (essencial para ossos e dentes fortes) e ácido fólico (importante na prevenção de defeitos congênitos).

Substituir alimentos saudáveis ​​por alimentos menos saudáveis ​​é a pedra angular de uma dieta saudável. Por exemplo, a substituição de cortes magros de carne por outros mais gordurosos e a substituição de coxas de frango ou de peru sem pele por baquetas menos saudáveis, é uma ótima maneira de maximizar a nutrição sem sacrificar o bom gosto.

Independentemente de qual seja o motivo de seguir uma dieta saudável ou de quais sejam seus objetivos finais, você descobrirá que uma boa compreensão da nutrição formará a base de sua dieta saudável. Compreender como os vários grupos de alimentos trabalham juntos para formar uma dieta saudável ajudará você a atingir seus objetivos finais de condicionamento físico. Se seu objetivo é correr uma maratona, perder cinco quilos ou simplesmente se sentir melhor, o conhecimento é poder e o conhecimento nutricional impulsionará sua dieta pelo resto da vida.

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