Para dar andamento às ações do programa e implantar o SGQ, foi criado o setor de Gestão da Qualidade, que desde maio do ano passado trabalha de modo a alinhar os processos e documentos internos aos direcionadores estratégicos da Fiotec na busca da melhoria contínua e excelência. “Nossa intenção é engajar todos os colaboradores da Fiotec nessa conquista. Afinal, queremos obter essa certificação e provar que qualidade é nossa maior qualidade”, afirmou Luanara Damasceno, gestora da área.

Segundo ela, além de assegurar boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, a ISO 9001:2008 possibilita maior desempenho dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia maior competitividade no mercado, otimiza processos e reduz custos.

Patrícia Lopes Mendes, analista de Recursos Humanos, é uma das colaboradoras que já estão trabalhando com a adequação dos processos às normas da Qualidade. Para ela, uma das grandes vantagens da ação é que os padrões da instituição estão sendo definidos. “Estava tudo muito solto e agora estamos formatando os documentos com a ‘cara’ da instituição. Isso garante que os profissionais entendam melhor os processos, saibam utilizá-los e, principalmente, melhorem seu desempenho”, opinou.

Todas as fases do caminho até a certificação são importantes. E nesta etapa de pré-implantação do SGQ, a intenção é ambientar e envolver todos os colaboradores, pois o sistema será feito para e por todos, com a equipe da Qualidade atuando como facilitadora do processo.

O que é Qualidade?

A norma ISO 9000, que trata do vocabulário e dos fundamentos dos SGQ, afirma que Qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Apesar da subjetividade e das várias abordagens possíveis para o entendimento deste conceito, sob a ótica das organizações, podemos dizer que é um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que, em conformidade com as especificações, atende e pode também superar as expectativas e anseios do consumidor/cliente.


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