Na última quarta-feira (2/9) a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) lançou junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o programa “UFTec – Inovações”. A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de credenciar pesquisadores vinculados à UFT para atuação em projetos de inovação tecnológica gerenciados pela Fapto.

O programa também irá credenciar empresas interessadas em desenvolver parcerias o que irá possibilitar o encontro de microempresas, associações e cooperativas de todo o Estado do Tocantins. A proposta é ampliar o leque de inovações tecnológicas produzidas na Universidade por servidores mestres e doutores, além de alunos de pós-graduação dos cursos de Mestrado e Doutorado da instituição.

O programa abrangerá oito áreas temáticas, sendo elas: Design (ambientes; produto; serviços; comunicação), Produtividade (melhoria de processo; layout; cadeia de suprimentos), Propriedade Intelectual (marcas; patentes; indicação geográfica; desenho; industrial), Qualidade (normalização; avaliação de conformidade; metrologia), Inovação (novos produtos; novos processos; novos modelos de negócios), Sustentabilidade (gestão ambiental; energia; resíduos sólidos; sustentabilidade rural; dimensão social), TIC (automação; e-commerce; meios eletrônicos de pagamento; redes sociais e serviços on-line) e Tecnologia Educacional (artefato digital; formação em serviço; material didático; projeto educacional). Para participarem do programa, os pesquisadores e empresas deverão se cadastrar no site, até o dia 3 de outubro.

Desenvolvimento de Tocantins

Durante o lançamento o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Waldecy Rodrigues, destacou a importância do projeto e como ele irá contribuir para o desenvolvimento de Tocantins, pois auxiliará no processo de ampliação de competitividade entre as empresas.

A gerente executiva da Fapto, Fernanda Fernandes, ratificou a ideia “a Fapto busca constantemente fomentar o processo da pesquisa e trabalhos como este demonstram o nosso compromisso com desenvolvimento tecnológico do Estado”

Acesse a página do UFTec

*Com informações do portal da Fapto


novidades