Todos os projetos gerenciados pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), no ano de 2014, já estão no Banco de Projetos, área de divulgação criada no portal institucional após a revisão de layout realizada há quase dois anos. Nele constam informações básicas como objetivo, valor financiado e coordenação.

Na última quarta-feira (2/9) a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) lançou junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o programa “UFTec – Inovações”. A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de credenciar pesquisadores vinculados à UFT para atuação em projetos de inovação tecnológica gerenciados pela Fapto.

Em tramitação no Senado, o Projeto de Lei nº 200/2015 é apontado por especialistas como um retrocesso sem precedentes para a área de pesquisa clínica no Brasil. Além de extinguir o atual sistema de análise ética em pesquisas com seres humanos, o projeto também coloca em risco os direitos dos participantes e o controle social das pesquisas realizadas no país.

Em carta pública, o Conselho Nacional de Saúde e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, que formam o Sistema CEP/Conep, classificaram o PL 200/2015 como um desserviço à sociedade brasileira. Responsável por proteger os participantes das pesquisas em seus direitos e assegurar que as pesquisas sejam realizadas de acordo com princípios éticos no país, o próprio Sistema CEP/Conep estaria ameaçado com as mudanças propostas.

FinanciarFunarb okeNo último dia 18 de maio, entrou no ar o novo site do Sistema Financiar. Desenvolvido pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) em 2003, o Sistema Financiar está de “cara nova”, trazendo mais modernidade e facilidade de acesso aos seus usuários.

Além de um novo projeto gráfico, mais atual, e da nova logomarca, a principal mudança foi a facilidade do usuário efetuar o login. No antigo site, havia necessidade de selecionar o ícone da instituição assinante ou da Rede Fapemig o que, muitas vezes, gerava erros e dificuldades de acesso para os usuários.


novidades