A Fundep é uma instituição que está sempre preocupada em acompanhar as tendências tecnológicas com intuito de proporcionar uma melhoria contínua de seus serviços e ampliar o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, via fomento da inteligência coletiva. Partindo desse direcionamento, a fundação achou importante a implementação de uma rede social interna e por isso criou seu “Portal Colaborativo”.

O portal foi criado através do Yammer, que é uma plataforma online para empresas e grandes organizações aumentarem a produtividade, gerenciar as tarefas com mais facilidade e saber o desempenho de cada funcionário, usando o sistema que “segue” os passos de cada membro da comunidade.

Através do aplicativo, a fundação criou o portal, buscando fortalecer a comunicação interna por meio da disseminação de informações de cunho institucional e científico de forma interativa. “É um canal eficaz de desenvolvimento e disseminação de ideias e competências, além de ser também um canal que permite a toda instituição se comunicarem de forma rápida e direta, tanto no que se refere a temas institucionais, quanto do cenário de ciência e tecnologia mundial, compondo, assim, uma verdadeira cadeia informacional”, explicou o presidente da fundação, Alfredo Gontijo.

A ideia é que através da rede os colaboradores possam acompanhar o processo de melhoria contínua, além de ser agente dessa construção e compreender como a atuação conjunta contribui para os objetivos estratégicos.

Funcionalidades

O presidente explicou ainda que o portal se assemelha ao Facebook. “Isso permitiu uma rápida identificação e aceitação da ferramenta pela maioria dos colaboradores da fundação”, disse ele.

As funcionalidades do portal são as mesmas da mídia social. Os colaboradores podem criar seus perfis, compartilhar conteúdos, curtir as postagens dos amigos, encontrar os colegas de trabalho, tudo voltando para o ambiente corporativo. Eles podem, por exemplo, divulgar um projeto de trabalho ou debater uma ideia com colegas de diversos setores.

Perfil nas mídias sociais

A Fundep ainda não possui perfis nas mídias sociais. Mas, de acordo com o presidente, este cenário deve mudar em breve, entendendo a importância e o potencial dessas mídias no cenário atual. “Dadas as especificidades do ambiente virtual e também de cada área de atuação da fundação, que abrange diversos tipos de públicos, a inserção de um perfil institucional nesses meios, com foco na excelência em atendimento, configura-se como altamente estratégica e está em análise. A questão está sendo tratada de forma prioritária, na expectativa de efetivação o mais breve possível”, afirmou.  


novidades